Inclusão Racial na UFMG em Foco: evento promovido pela ATENS mobiliza Comunidade Acadêmica

A ATENS UFMG realizou, nesta terça-feira (19), uma roda de conversa como parte do evento “O que eu, você, nós podemos fazer para efetivar a inclusão de profissionais negros(as) na UFMG?”. O encontro, realizado na Arena da Praça de Serviços, no Campus Pampulha, reuniu especialistas, membros da comunidade universitária, para debater inclusão e equidade racial.

Sob a mediação da farmacêutica e mestre, Jeice de Souza Ignácio, diretora de Formação e Política Sindical da ATENS UFMG, a roda de conversa contou com a presença da doutora em Sociologia pela UFMG, Cristina Aparecida Pimenta dos Santos Ângelo e da mestre em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ, Marina Marques Tavares. Os temas abordados incluíram racismo estrutural, políticas afirmativas e práticas antirracistas, destacando a importância de ações institucionais transformadoras para a efetivação da inclusão.

Cristina Ângelo ressaltou os desafios na implementação das políticas de cotas, reconhecendo avanços, mas enfatizando que ainda há muito a ser feito. “O modelo atual não assegura um sentimento pleno de pertencimento para pessoas negras. Precisamos enfrentar as desigualdades históricas e promover uma inclusão real”, declarou.

Já Marina Tavares destacou o conceito de letramento racial como ferramenta essencial para conscientizar a comunidade acadêmica e impulsionar uma reeducação antirracista. Segundo ela, o letramento racial é fundamental para identificar privilégios, desconstruir estereótipos e fomentar uma universidade mais inclusiva e equitativa.

Exposição de cartazes: convite à reflexão
Além da roda de conversa, o evento inclui uma exposição de cartazes que ficará em exibição até esta quinta-feira, 21 de novembro, nos arredores da Praça de Serviços. As peças, desenvolvidas em parceria com servidores(as) da UFMG e a diretoria da ATENS UFMG, provocam reflexões sobre o papel de cada um na construção de um ambiente universitário mais igualitário.

Com iniciativas como essas, a ATENS UFMG reafirma seu compromisso com a inclusão racial, promovendo espaços de diálogo e ações que buscam transformar a realidade da Universidade e da sociedade.

Exposição: Até 21 de novembro de 2024
Local: Entorno da Praça de Serviços, Campus Pampulha – Av. Antônio Carlos, 6627

Venha visitar a exposição, participar e contribuir para uma UFMG mais inclusiva e antirracista!